A Fisioterapia Dermato-Funcional é a área da Fisioterapia que atua nas disfunções do sistema Tegumentar, ou seja, a pele. Visto isso, o profissional que atua nesta área tem um papel fundamental no Pós-Operatório de Cirurgias Plásticas, uma vez que, proporciona uma recuperação com menos intercorrências, ou seja, maior controle da dor, manutenção das ADMs (amplitude de movimento) e AVD’s (atividades de vida diária), controle do edema (inchaço), melhora do aspecto cicatricial, entre outros benefícios.
A grande maioria das pessoas que se submetem a alguma cirurgia plástica pode se beneficiar com tratamento fisioterapêutico no pós-operatório, pois o trauma cirúrgico sempre irá gerar um processo de reparo (cicatrização).
O trabalho desenvolvido pela Fisioterapia Dermato-Funcional nessa fase dependerá da cirurgia e do tempo de pós-operatório em que o paciente se encontra. Juntamente com o médico responsável pela cirurgia, o fisioterapeuta pode eleger as técnicas e recursos a serem utilizados de acordo com a fase de recuperação tecidual (tempo de pós-operatório), quer dizer, em cada fase de pós-operatório (inicial, intermediária ou tardia) é escolhido o tratamento adequado.
O tratamento pós-operatório consiste primordialmente na técnica de Drenagem Linfática Manual (DLM) – técnica manual, feita com um leve toque, sem gerar dor, com o objetivo de descongestionar o sistema linfática, possibilitando assim o corpo a exercer a função de reparo mais rapidamente e com mais eficácia.
Além da DLM, o fisioterapeuta atua na prevenção e tratamento de fibroses, com técnicas de liberação tecidual. Também pode se utilizar aparelhos de infravermelho ou de radiofrequência, para estimular a produção de colágeno, possibilitando a retração da pele, e melhora de aspectos cicatriciais.
O Fisioterapeuta também atua na orientação e prescrição de exercícios respiratórios e de mobilização quando há necessidade no período pós cirúrgico.
O paciente é incrivelmente beneficiado com o trabalho multidisciplinar, trazendo um tempo de recuperação com menos dores e incômodos e possibilitando o retorno às suas atividades com menor tempo após a cirurgia.