Lipo de Papada
Cirurgia plástica utilizada para reduzir gordura localizada do submento (abaixo do queixo) e região cervical (pescoço), a famosa “papada” ou “queixo duplo”. A cirurgia é realizada com anestesia local mais sedação. Cânulas finas (2 mm a 4 mm) são introduzidas no tecido gorduroso por meio de pequenos cortes (de 2 a 3 mm) aspirando a gordura em excesso. Para introdução das cânulas, são feitos dois pequenos cortes atrás das orelhas e outros dois embaixo do queixo. Não há descolamento de pele, o que reduz o tempo de cicatrização. A gordura aspirada não torna a se formar. As cicatrizes ficam praticamente imperceptíveis. Se houver excesso de pele, a lipoaspiração deve ser associada a um lifting cervical. Neste caso, usa-se anestesia geral.
Pacientes jovens (menos de 60 anos, com algumas exceções), que possuem excesso de gordura na região, mesmo após emagrecer.
Pacientes com muito excesso de pele na região ou que apresentem problemas clínicos.
Todo pós-operatório gera traumas que podem sangrar e edemas (inchaços), mas no caso deste procedimento estes efeitos são mínimos:
– Há pouquíssima dor no local;
– Quase não há edemas;
– Quase não há hematomas;
– Em 2 dias, já é possível voltar ao trabalho;
– Em 5 dias, tiram-se os pontos;
– O paciente será encaminhado para fisioterapeuta para realizar drenagem linfática e acelerar a recuperação;
– Por 15 dias, o paciente usará uma cinta compressora por 15 dias, que evita a flacidez e é fundamental para um bom resultado cirúrgico;
– Deve-se evitar a exposição ao sol por, no mínimo, 30 dias.